Post do Blog

Qual a melhor forma de transportar equipamentos eletrônicos?

Dar a devida atenção ao envio de qualquer encomenda é muito importante, mas quando falamos em equipamentos eletrônicos esses cuidados devem ser dobrados.

Principalmente para empresas que produzem e comercializam esse tipo de produto, uma série de procedimentos devem ser seguidos para garantir que os eletrônicos cheguem intactos às mãos dos clientes.

Equipamentos eletrônicos são cargas sensíveis e que demandam alguns cuidados específicos para embalagem e transporte. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para otimizar o transporte desse tipo de mercadoria:

Proteção individual dos itens

Sempre que possível, deve-se manter o equipamento eletrônico dentro da embalagem original de fábrica, pois essa embalagem já é pensada para evitar avarias. Entretanto, muitas vezes as peças são vendidas separadamente ou não contam com uma embalagem tão resistente para transporte. Em todo caso, mesmo que a embalagem de fabricação já seja eficiente, é interessante reforçar a proteção e segurança do equipamento.

O plástico bolha é uma opção muito conhecida e não é à toa. Com bom custo e eficiência em proteção no transporte, essa é uma ferramenta interessante para reforçar a embalagem do produto. Por ser um plástico, ele também protege o equipamento de qualquer exposição à água ou poeira.

As caixas também podem ser preenchidas com pedaços de isopor, para ocupar os espaços vazios, evitando assim a movimentação das peças no interior da embalagem. É interessante também adicionar algum tipo de espuma nos cantos e pontas, para proteger essas partes mais frágeis.

Sinalização das caixas

As caixas e embalagens de equipamentos eletrônicos devem estar bem sinalizadas para o transporte. Adesivos com instruções de manuseio e com indicações de “frágil” são imprescindíveis. Por mais que a transportadora tome os devidos cuidados no transporte desse tipo de material, a fragilidade dos mesmos deve ficar clara para todos os envolvidos durante o processo de transporte, inclusive para o consumidor final.

Acondicionamento dos equipamentos

Agora que o seu produto está devidamente embalado e sinalizado, é hora de organizá-lo dentro do veículo que realizará o transporte até o destino final.

Muitas vezes os equipamentos eletrônicos não podem ser sobrepostos, pois muito peso em cima das caixas é prejudicial para os equipamentos. Com isso em mente, o empilhamento das caixas merece atenção especial e deve ser mais modesto. Ao mesmo tempo, é importante que as embalagens não fiquem muito soltas, para não causar batidas entre as caixas.

Para pequenas e médias empresas, que não têm um volume tão grande de produtos para envio, a contratação de uma transportadora de carga fracionada pode ser a ideal.

Com esse tipo de condução, a transportadora pode combinar diferentes tipos de cargas, com materiais mais frágeis sendo transportados em cima de materiais mais pesados e resistentes, sem empilhar várias caixas dos seus equipamentos eletrônicos e, ao mesmo tempo, sem grandes espaços vazios dentro do veículo.

Lembrando que equipamentos eletrônicos devem ser conduzidos sempre em veículos fechados e de preferência com pouca trepidação, para evitar qualquer problema.

Tomando todas essas providências e cuidados, os equipamentos eletrônicos chegarão ao destino final nas mesmas condições em que saíram da sua loja ou empresa, garantindo a satisfação dos seus clientes!

Deixe um comentário