Post do Blog

Aumento no combustível: qual o impacto nas operações de transporte

Já faz parte da vida dos brasileiros lerem e assistirem notícias relacionadas ao aumento dos combustíveis utilizados para circulação dos automóveis. Mas qual o impacto esse acréscimo gera para as operações de transporte, para os custos das transportadoras, empresas e clientes finais?

Aumento no combustível em 2017

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística divulgou recentemente uma pesquisa que aponta que o aumento recente no valor dos combustíveis, principalmente em relação ao óleo diesel, pode acarretar em um aumento de até 4% nos custos gerais de frete e transporte de cargas.

Ainda de acordo com a ANTC, a maior parte dos produtos comercializados no país é realizado com transporte terrestre e entre estados – cerca de 60% do volume total.

Para quem trabalha com serviço de transporte, absorver o aumento no combustível é uma prática que tem grande peso no negócio. A solução encontrada por muitas empresas para minimizar o impacto nos lucros é repassar parte desse custo para o valor dos produtos finais, o que impacta também o consumidor final.

Alternativas aos combustíveis mais comuns

A dependência dos combustíveis fósseis e derivados do petróleo, como o óleo diesel e a gasolina, já é um ponto ao qual o mercado automotivo está de olho há muito tempo.

Com a tecnologia, novas fontes de recursos para combustíveis vêm surgindo e tendem a ficar cada vez mais acessíveis – grande desafio até então. Automóveis que rodam com gás natural, hidrogênio, gás de biometano e caminhões 100% elétricos já são uma realidade.

Tecnologia em transporte: o que existe de mais novo em caminhões

As alternativas poluem menos, geram economia de recursos naturais e tem um impacto minimizado para a sociedade e para o ambiente, mas ainda não conseguiram se igualar, em termos de custos, a combustíveis comuns como o diesel e a gasolina.

Vale avaliar quais são as possibilidades e prioridades de cada empresa de transporte para a definição da fonte de energia para colocar os veículos na estrada e acompanhar a evolução das pesquisas e desenvolvimentos dos combustíveis alternativos para que, em pouco tempo, eles sejam tão acessíveis e possam substituir as versões antigas.

Deixe um comentário