Post do Blog

Quais as melhores práticas para o transporte de medicamentos?

Até chegar às farmácias e postos de atendimento, produtos como remédios e vacinas exigem uma série de cuidados. Para realizar o transporte de medicamentos, as prestadoras de serviço devem atender requisitos para garantir a integridade dos produtos até a entrega.

Transportar medicamentos exige muita responsabilidade, já que não seguir as normas pode interferir nas propriedades e qualidade dos itens, prejudicando o tratamento dos pacientes e apresentando riscos de saúde para os consumidores.

Quer saber são as práticas para o transporte seguro desse tipo de material? Continue lendo o post de hoje!

Acompanhamento de profissional farmacêutico

Cada etapa da cadeia de produção de remédios é acompanhada por profissionais da área de saúde: desenvolvimento e pesquisa, fabricação, armazenamento, venda. Com a distribuição e transporte de medicamentos não é diferente.

A presença de um profissional farmacêutico é imprescindível para que tudo saia dentro do esperado, com os cuidados exigidos e dentro das normas de transporte desse tipo de material.

Desde a embalagem dos itens, passando pelas condições do veículo de transporte, até a verificação da entrega, devem ser acompanhadas por profissionais de saúde que, além de prestar suporte, devem estar ali para fiscalizar todo o processo de manuseio.

O controle é feito através de formulários com os nomes dos responsáveis e relatórios com o número de caixas, temperatura do veículo, rotas de transporte e integridade da mercadoria na hora da entrega.

Contratação de empresas qualificadas

Para realizar o transporte de medicamentos, as prestadoras de serviço devem passar por um processo de qualificação e cadastro, também realizado por um profissional farmacêutico.

Como diminuir os custos da sua empresa com frete e transporte?

O processo consiste na apresentação e validação de diversos documentos, tais como autorização de funcionamento da empresa de transporte, alvará sanitário, apresentação de responsáveis legais e técnicos e relatórios dos veículos a serem utilizados, comprovando condições para realizar o transporte de carga farmacêutica.

Requisitos para transporte de medicamentos

Além da verificação da documentação, existe uma série de normas que devem ser seguidas, de acordo com as Boas Práticas de Transporte de Medicamento, determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um conjunto de medidas que garantem que o transporte não interfira na qualidade sanitárias dos itens e não comprometa a saúde dos pacientes:

  • Os medicamentos precisam, obrigatoriamente, ser transportados em temperaturas específicas para manter os princípios ativos, principalmente medicamentos sensíveis a esse tipo de alteração, chamados de termolábeis;
  • Os itens devem ser armazenados e transportados em caixas fechadas e dentro do limite de empilhamento especificado;
  • As caixas devem ser organizadas de forma que deslizamentos e impacto não aconteça;
  • Itens mais sensíveis, como vacinas, precisam ser transportados dentro de veículos com características específicas e dentro de minicontêiners refrigerados, que funcionam como uma espécie de freezer para manter os ativos do medicamento.

 

É fundamental seguir todas essas normas para contratar a empresa de transporte que fará a distribuição dos produtos farmacêuticos, assegurando as condições de armazenamento, manuseio e transporte dessa carga tão específica.

Deixe um comentário