Post do Blog

Terceirizar estoque com empresas de logística: vantagens e desvantagens

Muitas empresas optam pela terceirização do estoque por não ter essa expertise ou buscando redução dos custos totais de logística.
Quer saber quando vale a pena contratar uma empresa de logística especializada para realizar a gestão do estoque da sua empresa? Continue lendo o post que preparamos com as principais vantagens e desvantagens dessa prática.

Vantagens em contratar empresas de logística

Buscar uma empresa com expertise em gestão de estoque e distribuição pode ser uma ótima opção para quem quer poupar recursos e esforços nesse setor. Essa prática tem muitos pontos positivos:
– Possibilidade de melhorar o desempenho de um setor que não é função primária do negócio, contratando uma empresa com conhecimentos técnicos e experiência na área;
– Agilizar os processos logísticos com o aumento na eficiência das tarefas;
– O tempo e investimento podem ser redirecionados para focar na melhoria de outras áreas, principalmente na qualidade do produto comercializado;
– Simplificar a estrutura administrativa.

Desvantagens na terceirização

Contratar um fornecedor sempre gera alguns pontos de preocupação que devem ser levados em consideração para a tomada de decisão:
– Será necessário um período de adaptação para alinhar as expectativas e o funcionamento dos processos;
– Os colaboradores da empresa terceirizada precisam estar registrados de forma legal, para que nenhuma irregularidade prejudique o contratante;
– Nem sempre os serviços contratados podem ter a qualidade esperada e um acompanhamento constante é necessário para manter os padrões de qualidade;
– O contratante abre mão do controle desses processos e precisa confiar no serviço prestado pelas empresas de logística.

Como desenvolver um bom plano de logística empresarial? Saiba como aqui!

Como saber se terceirizar é a escolha ideal?

A procura por uma empresa especializada em logística é uma ótima solução para muitos negócios, principalmente para aqueles que trabalham com comercialização de produtos que não precisam de personalização ou alterações para entrega.
Também é uma opção viável para empresas que não contam com frota de entrega. Nesse caso, vale avaliar a necessidade de uma empresa que faça controle de estoque e entrega das peças ou apenas focar na necessidade de um fornecedor que atenda as demandas de transporte e carga.
Como escolher a melhor transportadora para a necessidade da sua empresa?
Seja qual for a escolha feita, o mais importante é pesquisar muito, buscar referências e indicações no mercado e contratar uma empresa com expertise nos processos logísticos e de confiança, que trabalhe com responsabilidade.

E você, já decidiu entre estoque interno ou terceirizado? Compartilhe conosco as suas experiências!

Deixe um comentário