Post do Blog

Tecnologia em transporte: o que existe de mais novo em caminhões

Como em muitas outras áreas do nosso dia a dia, a tecnologia também vem causando impacto no mercado automobilístico no que diz respeitos aos caminhões e no setor de transporte de carga como um todo.

As transportadoras contam com muitas ferramentas e avanços tecnológicos para que os serviços sejam prestados de forma cada vez mais eficiente. As inovações nos caminhões aliadas aos modernos softwares e sistemas computadorizados já estão presentes e serão o futuro da tecnologia em transporte.

Para conferir as novidades desse mercado, continue lendo o post que preparamos!

Avanços na indústria automobilística

Muitas das novas tecnologias aplicadas aos caminhões são apresentadas na feira anual IAA Feira Internacional de Transporte ‎– maior evento do ramo, com a edição de 2017 se aproximando, em setembro.  

Na edição do ano passado, as apresentações que mais chamaram a atenção, além das inovações em design e funcionalidades, foram as soluções que estão ligadas à crescente preocupação ambiental.

Diversas montadoras estão voltando os olhos para opções com diferentes fontes de recursos, como caminhões que rodam à base de hidrogênio (Toyota), gás de biometano (Iveco) e caminhões 100% elétricos (Mercedes-Benz). A ideia é aproveitar o que há de melhor em tecnologia em transporte para reduzir a emissão de poluentes, em alguns casos a nível zero.

Destaque nos avanços tecnológicos também para a Volvo, que há dois meses apresentou o VM Autônomo, primeiro caminhão autônomo desenvolvido e testado em uma operação comercial no Brasil.

Com foco na assertividade e produtividade, o exemplo da Volvo Brasil é direcionado para a colheita em plantações de cana, mas a aplicação desse tipo de tecnologia também já aconteceu para transporte rodoviário autônomo. No final do ano passado, nos Estados Unidos, a Otto, empresa de tecnologia em transporte, realizou a entrega de um carregamento sem motorista.

Essa tecnologia aplicada permite que o motorista seja opcional e que o controle do veículo seja feito através de softwares, hardwares e sensores.

Soluções em parceria com Tecnologia da Informação

Outros avanços merecem destaque pelo amplo crescimento no mercado brasileiro, como é o caso de sistemas de rastreio dos veículos e sistemas TMS, ambos suportados por tecnologia de recebimento de informações via GPS.

No caso dos sistemas TMS (Transportation Management System), as ferramentas possibilitam o controle de desempenho, visão geral das operações e rotas, permitindo uma análise integrada de dados para otimização dos processos de transporte.

Já sistemas de rastreio são fundamentais para acompanhar a frota em tempo real, evitando atrasos com os clientes e melhorando a segurança dos motoristas.

 

Conhece alguém que adora o setor automobilístico que vai querer conhecer essas novidades de tecnologia em transporte? Compartilhe o post!

Deixe um comentário