Post do Blog

Como funciona a entrega Milk Run?

Milk Run é a nomenclatura utilizada pelo setor de logística para um modelo de coleta e entrega de produtos.

O nome, que pode ser traduzido livremente do inglês como “corrida do leite”, tem sua origem exatamente nesse tipo de entrega.

Na época em que veículos refrigerados não existiam ou ainda eram muito caros, o transporte de produtos como o leite era um desafio, principalmente para os pequenos produtores. A forma encontrada para a distribuição desse produto foi realizar algumas coletas diárias, com menores quantidades e maior giro de estoque, assim a estrutura para armazenamento era menor, bem como o risco de que o leite estragasse.

Hoje, o transporte Milk Run não se aplica a esse produto, mas mantém em sua essência a ideia de estoque reduzido e reposição com maior frequência.

No post de hoje vamos explicar como funciona esse modelo de transporte, quais os benefícios essa opção traz e para qual tipo de empresa ele é o ideal. Confira:

 

Milk Run: um o sistema de logística focado em agilidade

 

Esse conceito de transporte funciona de forma programada, através da centralização do transporte, com coletas em um ou mais fornecedores, para entrega em um único destino final.

Os embarques são programados antecipadamente e com horários pré-determinados, para que tudo esteja preparado com os fornecedores, para que as coletas não atrasem a chegada dos materiais na empresa. As programações são planejadas de acordo com as necessidades de cada linha de montagem.

Essa modalidade, além de reduzir os custos com transporte, otimiza a capacidade de cada veículo que realizará o transporte, economiza tempo com uma única rota de coleta em diversos pontos e diminui os esforços e investimentos com estoque.

Essa forma de transporte é a adotada pela maior parte das empresas de indústria automotiva, que utiliza apenas um prestador de serviço para recolher peças em diversos fabricantes e entregar diretamente na montadora, sem necessidade de um estoque muito grande para conter os suprimentos, uma vez que a entrega é programada para acontecer de forma que não impacte ou atrase a produção dos produtos finais.

 

Vantagens do transporte Milk Run

 

As empresas que optam por esse sistema de logística encontram muito benefícios nessa escolha, entre eles podemos citar:

  • Redução dos custos com estoque, uma vez que a necessidade de espaço é diminuída;
  • Embarques programados conforme necessidade do cliente;
  • Padronização do fluxo das mercadorias;
  • Agilidade no carregamento e descarregamento dos materiais;
  • Otimização do uso dos veículos de transporte, diminuindo os custos com logística;
  • Possibilidade de implementação do sistema Just-in-time com transportadoras parceiras.

 

O sistema Milk Run funciona para o meu modelo de negócio?

 

Para que o Milk Run funcione da maneira ideal e seja eficaz é importante parar para cuidar do planejamento estratégico e análise do fluxo de chegada dos materiais, para que a entrega facilite a produção e não a dificulte ou atrase.

Essa escolha de logística tem que ser alinhada entre cliente, fornecedor e transportadora, para que tudo funcione de forma sincronizada, como um trabalho em conjunto.

É necessário que na empresa contratante do serviço exista um responsável por determinar a frequência dos transportes, assim como a definição das quantidades e volume dos materiais a serem coletados. Esses cuidados são importantes para que tudo saia dentro do tempo previsto, sem causar prejuízos ou paradas de produção.

Direcionando essa atenção ao planejamento e ao dia a dia da operação, o sistema Milk Run pode trazer muitas vantagens no que diz respeito ao transporte de subsídios e materiais de diversas empresas.

Procure uma transportadora especializada nesse conceito de transporte e comece a aplicar esse método no setor logístico da sua empresa!

Deixe um comentário