Post do Blog

Qual a forma ideal de realizar o transporte de material de construção?

Alguns cuidados devem ser tomados no transporte de materiais de construção, para assegurar que as peças e suprimentos não sofram danos antes da entrega. Preparamos um post com alguns pontos de atenção para cargas desse tipo, continue lendo para transportar os materiais de construção civil da maneira ideal:

 

Cuidados especiais com o transporte de materiais de construção

 

Preservar a integridade física dos materiais de construção é muito importante durante o transporte dos mesmos. Os itens se diferenciam e são incontáveis: argamassa, areia, brita, cal, cimento, blocos de construção, tijolos, concreto, madeira, vidro, cerâmica, louças, metais, peças de revestimento, tintas…Todos esses materiais requerem algum tipo de cuidado, para que não haja vazamentos, misturas dos produtos e nem quebra das peças.

Um ponto importante no transporte desse tipo de carga é garantir a proteção contra o sol e a chuva, optando sempre por um veículo fechado e em boas condições para as entregas, principalmente em épocas de chuva, para evitar problemas com infiltrações nos caminhões. Os cuidados para o transporte nesse sentido devem ser os mesmos cuidados utilizados para a estocagem.

Outro cuidado contra a umidade é pensar numa questão já conhecida pelas transportadoras, chamada de “suor de carga”, que acontece com mudanças bruscas de temperatura dentro do caminhão. Esse problema pode aparecer no transporte entre regiões com diferentes climas. Para solucionar esse empecilho é necessária a utilização de produtos dissecantes, para evitar o acúmulo de umidade dentro do veículo que está realizando o transporte dos materiais.

O empilhamento máximo dos materiais é outro ponto de atenção. Normalmente essa informação já consta na embalagem do fabricante. Por exemplo, para sacos de cal o recomendado é empilhar até no máximo 15 sacos, para cimento ou gesso 10 e para argamassa, 20 sacos.

Dentro dessa mesma estratégia, é preciso cuidar com o acondicionamento dos produtos, deixando sempre materiais mais frágeis e mais leves nas caixas de cima e não deixar espaços entre as caixas, para que as mesmas não batam entre sim e causem avarias. Para materiais mais sensíveis, como pisos e peças de revestimento, vale a pena fazer o reforço das embalagens de fábrica, com plástico bolha, isopor ou sacos de ar.

Mais um cuidado fundamental é a conferência da carga, para que erros não atrasem a construção.

 

Sinalização das caixas mais frágeis

 

É fundamental que os produtos mais sensíveis estejam bem sinalizados quanto à sua fragilidade. Como alguns materiais de construção civil são mais resistentes, em uma carga mista é importante deixar claro se há e quais são as cargas que devem ser tratadas com uma atenção especial.

Garanta que todas as caixas sejam devidamente adesivadas ou marcadas com indicações de “frágil”. Dessa forma, todos os envolvidos no processo de carga, transporte e descarga receberão as orientações corretas para o manuseio das embalagens.

Tomando os cuidados citados, as perdas com o transporte de materiais de construção são minimizadas e os produtos chegam ao destino final com segurança.

Não se esqueça de contratar uma transportadora responsável e de confiança, que terá a expertise para esse tipo de serviço.

Deixe um comentário